domingo, 28 de novembro de 2010

Brasília comemora Dia Nacional dos Ciganos no circo

O Dia Nacional do Cigano, comemorado em todo o país no dia 24 de maio, dia de Santa Sara Kali padroeira dos ciganos, teve ontem em Brasília, uma programação especial voltada para o segmento da capital federal e toda a região do Entorno. As comemorações, que contaram com a participação de mais 20 representantes de comunidades ciganas de outros estados, começaram pela manhã, quando as lideranças ciganas foram recebidas para uma audiência pública no Senado Federal sobre Direitos e Cidadania Cigana.

No período do tarde, a partir das 14 horas, eles participaram no Circo Unicirco Marcos Frota, no Complexo Cultural da República, de uma oficina sobre o Prêmio Culturas Ciganas 2010. A oficina foi ministrada pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), responsável pela realização do concurso, cujas inscrições ficarão abertas até o dia 12 de julho de 2010. O Edital premiará 30 iniciativas envolvendo trabalhos, individuais ou coletivos, que fortaleçam as expressões culturais ciganas e contribuam para a continuidade e manutenção das identidades dos diferentes clãs e povos presentes no Brasil.

Depois da oficina, no mesmo local, como parte da programação do Unicirco, foi realizado o espetáculo Brasil Cigano que contou com a apresentação de três grupos de dança cigana. O primeiro grupo era formado por senhoras idosas, que fazem dança cigana no SESC-Brasília; o segundo por ciganas da comunidade Calon de Brasília; e a terceira apresentação, homenageando o Dia do Cigano, foi feita pelos próprios bailarinos do Unicirco antes do número de trapézio.

“Essa homenagem é muito importante porque o povo cigano faz parte da construção da história desse país”, afirmou o secretário substituto da SID, Ricardo Lima que representou o ministro da Cultura, Juca Ferreira, na cerimônia. Já Marcos Frota disse que o espetáculo celebrava também a luta do povo cigano contra o preconceito. “A discussão da cultura cigana possibilita a consciência de cidadania. Precisamos que todos os segmentos da sociedade se mobilizem para a valorização da cultura cigana, que é milenar e está cada vez mais forte” Frota lembrou que a arte circense deve muito aos ciganos que fundaram os primeiros circos na Europa.

O subsecretario nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Perly Cipriano, acrescentou afirmando que a SDH aproveitou a ocasião para levar ao conhecimento, do povo cigano programas sociais como o Bolsa Família e o Registro Civil de Nascimento. Perly citou ainda na cerimônia o lema cigano que diz: “O céu é meu teto, a terra é minha pátria e a liberdade minha religião”.

Os Calons do DF

A maioria dos ciganos presentes na cerimônia, cerca de 200, era formada por membros do Klã Calon que costuma acampar no Entorno do Distrito Federal. A comunidade é constituída de aproximadamente de 2.500 pessoas, de acordo com informações do presidente da Associação dos Ciganos Calon de Brasília e Entorno (ACC-DF), Elias Alves da Costa. Segundo ele, os Calons começaram a vir para o Distrito Federal na década de 70. “Ainda temos uma vida muito difícil, porque somos discriminados por sermos ciganos”, conta ele.

Ainda de acordo com Costa, a comunidade sobrevive da confecção, pelas mulheres, de roupas e panos de pratos. “Mas fazemos questão de manter a nossa cultura e os nossos costumes”, afirma o presidente da ACC-DF, que nasceu em uma barraca e criou todos os filhos nos acampamentos. “Nós fazemos questão de ensinar a nossa dança e o respeito aos mais velhos às nossas crianças”, ressalta ele. Segundo Costa um ponto forte da comunidade cigana é a união. “Sempre damos a mão ao outro quando ele precisa”, garante.

A Homenagem ao Dia Nacional do Cigano em Brasília foi realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da identidade e da Diversidade Cultural, pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR), pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), pela Coordenação para Assuntos de Igualdade Racial da Secretaria da Justiça do Governo do Distrito Federal e pela Universidade Livre do Circo (Unicirco).

(BRASÍLIA/27/05/2010).

Veja mais informações sobre o Edital e confira os locais e data das próximas oficinas na página da SID/MinC www.cultura.gov.br/diversidade ou pelo endereço eletrônicopremioculturacigana2010@cultura.gov.br.

Confira o Edital.
Acesse a Cartilha.

(Heli Espíndola-Comunicação/SID)

 

Autor: Karina Miranda

Categoria: Culturas Ciganas, Diversidade Cultural, Identidade e Diversidade, Notícias, Notícias da SID, Políticas, Programas e Ações, Povos e Comunidades Tradicionais

Tags: Dia Nacional do Cigano, SID/MinC

Nenhum comentário:

Postar um comentário